Espiadinha na LAQUAS
Exatamente o que você precisa
Nosso histórico
Tudo começou quando Nicolas Santos, estudante de Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Viçosa ingresso em 2011, surgiu com a ideia da criação de uma liga acadêmica para o curso. Essa ideia teve como base as ligas acadêmicas do curso de enfermagem, curso que sua namorada cursava na época. Com isso, foram dados os primeiros passos para a criação da Liga Acadêmica de Qualidade da Água (LAQUA) no curso de engenharia ambiental, seguindo os princípios e a estrutura das ligas da área da saúde da UFV, com o intuito de trazer um projeto de extensão diferente para o curso, com atividades mais técnicas.
Então, o Nicolas apresentou a sua ideia para Paulo Tomazini, estudante da Engenharia Ambiental – UFV, que ingressou no curso no ano de 2014. Os dois se reuniram e começaram a discutir sobre a ideia, e quais seriam os pontos principais. Logo, surgiu a primeira dificuldade, pois muitos dos membros dessa primeira equipe, eram pessoas próximas de formar, o que levou a um grande desfalque de membros.
Então, surgiu uma nova pessoa nessa história, chamada Raquel Campos, estudante de Engenharia Ambiental, ingressou no curso em 2014 e entrou na liga em julho de 2017, por meio de um convite de participar do processo seletivo, através do Paulo. Na sua primeira gestão da liga, fez parte um grupo de pessoas de diferentes períodos, com diferentes vivências acadêmicas e que conseguiam dialogar de uma maneira rica e respeitosa. Essa é uma das coisas que Raquel mais admira na Liga: cada membro é único e pensa de uma forma, mas a magia acontece quando todos se reúnem e há a discussão em um grupo de estudo ou quando se organiza um evento. Até porque, todos almejam o crescimento contínuo da Liga e que ela seja um espaço de diálogo genuíno.
Raquel foi responsável por repaginar a liga e fazê-la crescer dentro do curso. Com isso houve uma repaginação da LAQUA que agora virou LAQUAS, acrescentando o S no final, referente ao saneamento. Agora a liga é mais abrangente, pois além de abordar a qualidade da água, também aborda as vertentes do saneamento.
A Liga, mesmo sendo uma organização nova dentro do curso, já fez história por trazer temas que não são abordados em sala, por incentivar a autonomia dos estudantes e mostrar que suas ideias devem ser valorizadas. Fez história por realizar eventos que mobilizaram os estudantes a refletirem sobre temas importantes e, principalmente, a se questionarem “o que posso fazer a respeito disso? “. Então, resumidamente essa é a nossa história até o presente momento. Acompanhe nosso blog para ficar de olho nas cenas dos próximos capítulos da LAQUAS.